top of page

#02

Depoimento do Voluntário

Marcelo

          Sou voluntário na ONG "A gente ajuda" há cerca de 1 ano e a conheci através da minha esposa, que já era voluntária a mais tempo. Tem sido uma experiência muito gratificante poder colaborar em parceria com os demais voluntários e principalmente interagir com os moradores de rua, dando-lhes atenção ao ouvir suas histórias e suas dificuldades, além de lhes entregar com muito carinho como alimentação e roupas.

Por que fazer trabalho voluntário?

         Ser voluntário é acima de tudo um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. Por isso a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, pois quando se é voluntário, se assume um compromisso com o próximo, e deve ser honrado.

 

         Sabia que para ser um voluntário você não precisa, necessariamente, vincular-se a uma organização? O princípio da coisa é querer ajudar e, a partir disso, mesmo que sozinho, buscar formas efetivas para fazer sua parte. Você também pode começar seu próprio movimento e mobilizar, seus parentes e amigos, para juntos, ajudarem outras pessoas a terem maior qualidade de vida e oportunidades de terem um amanhã diferente.

 

         Ler para idosos ou crianças, ser professor de alfabetização ou reforço para crianças e adultos, doar roupas, livros, brinquedos a creches e escolas e para moradores de ruas, realizar arrecadação de alimentos para os mais necessitados. São alguns dos milhares de exemplos de trabalhos voluntários que podemos fazer.

 

         Esta corrente do bem ajuda que as pessoas voltem a ter sua cidadania e seus direitos respeitados e, com isso, possam resgatar a autoconfiança, alegria, automotivação e também seu amor-próprio. Assim, quanto mais ouvidas, amadas e respeitadas, mais os indivíduos, que recebem auxílio, se sentem empoderados a seguir em frente e conquistar seus sonhos.

 

         Do outro lado, quem é voluntário também cresce como ser humano, pois tem oportunidade de aprender algo novo, evoluir, exercer a cidadania, fazer o bem e compartilhar e se transformar em alguém ainda melhor. Com isso todos nós podemos inspirar muitas outras pessoas a fazerem o mesmo, alimentando assim, uma extraordinária corrente do bem. Faça parte deste ciclo, seja voluntário e ajude a fazer um mundo melhor!

bottom of page